26/10/2022
Artistas do projeto

Biografia Fernando Mota

Post Image


@motofonia
Fernando Mota tem vindo a criar, desde 2000, uma série de espetáculos desenvolvendo uma linguagem cénica multidisciplinar e universal, em criações como MAPA (estórias de mundos distantes), PHOTOMATON, PEIXE LUA e QUANDO O HOMEM LAVRAVA O MAR.

O seu universo musical resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas, como o estudo de instrumentos tradicionais portugueses e de culturas, a construção de instrumentos experimentais e objetos sonoros, a utilização de elementos da natureza e sons do quotidiano nas suas composições e a manipulação e experimentação sonora através da informática e da eletro-acústica.

Desde 1994 que compõe música para teatro, dança e cinema de animação, tendo colaborado com diversos diretores, companhias e produtoras. Algumas destas criações ganharam diversos prémios nacionais e internacionais, incluindo o Prémio Nacional da Crítica 2004 (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro), Prémio de Melhor Espetáculo no Festival de Avignon 2005 (ADAMI – Prémio do Público), entre outros. Com vários deles realizou itinerância em países como a Alemanha, França, Itália, Espanha, Cabo-Verde, Roménia, Rússia, Irão, Brasil e Grécia.

Pela música original e espaço sonoro de “Por Detrás dos Montes” do Teatro Meridional, recebeu uma Menção Honrosa (Prémio Nacional da Crítica 2006, promovido pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) e o Prémio de Melhor Música Original dos Prémios de Teatro 2007 do Guia dos Teatros. “Saudade – Terres D’eau” da Cie. Dos à Deux, com banda sonora original sua, recebeu o Prémio de Melhor Espetáculo no Festival de Avignon 2005 (ADAMI – Prémio do Público). Em 2007 recebeu o Prémio Melhor Obra Portuguesa no 8º Concurso Internacional de Composição Electroacústica (Festival Música Viva). Foi ainda nomeado para o Europe Prize New Theatrical Realities XI, promovido em 2008 pela Comissão Europeia com o alto patrocínio do Parlamento Europeu.