“Migrantes Climáticos” resulta de um trabalho da companhia Teatro O Bando com habitantes dos cinco municípios do âmbito do FÔLEGO, integrando narrativas pessoais e as características do território. Numa série de passagens pelo território, a equipa artística gravou histórias de migração, protagonizadas por pessoas residentes. Dessas entrevistas resultou um documento áudio que foi editado com os atores e será posto em cena nos cinco municípios, relacionando o som da história real, pela voz de quem a conta, com a personagem ficcional e as palavras de Hélia Correia do romance “Um Bailarino na Batalha”.
Durante uma manhã ou tarde, os atores estarão disponíveis para apresentar estas histórias à população, surpreendendo os centros de cada vila com histórias quase contadas ao ouvido.
Criado no FÔLEGO, “Migrantes Climáticos” parte de propõe “Um Pouco Mais à Frente”, projeto da companhia Teatro O Bando na relação com as comunidades migrantes e pressupõe um trabalho de proximidade que permita conhecer, compreender e gravar as histórias de migração – no quadro onde, aos fluxos naturais, se juntam cada vez mais migrantes e refugiados do clima.