VIDEO MAPPING EM MOVIMENTO
Projeto de Video-Mapping em Movimento, criado pela ARTELIER? By Nuno Paulino TNR Studios, partiu de uma conversa acesa sobre as impressões das pessoas face às alterações climáticas, problemáticas locais e as próprias narrativas.
Ocorrido a 30 Abril em Mação no Largo dos Bombeiros Voluntários, 07 Maio em Proença-a-Nova no Largo da Devesa, 14 Maio na Sertã no Largo da Igreja de São Pedro, 20 Maio em Oleiros na Capela do Espírito Santo e 04 Junho em Vila de Rei na Rua de São João de Deus.
Nestas conversas, houve espaço para a poetização, a ficção e a reflexão sobre como podemos ser agentes de mudança. Esta troca foi mais tarde base dramatúrgica para o espetáculo de Vídeo Mapping em movimento que percorreu os centros das vilas dos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei levando os habitantes / participantes numa “romaria de luz” e Vídeo Mapping de edifício em edifício.
Com direção artística do dramaturgo urbano Nuno Paulino, a companhia ARTELIER? / Teatro Nacional de Rua é uma estrutura que conduz processos de arte em paisagem e espaço público, com e para as comunidades. Atua na promoção de diálogos entre a arte e a responsabilidade social, passando pela ecologia, pela defesa do património natural e imaterial. No FÔLEGO, a equipa percorreu o território para comunicar e levar arte às ruas, longe dos espaços convencionais.
Em residência artística, foi aplicada uma metodologia que a companhia desenvolve há largos anos – de recolha de materiais, temáticas, reflexões – no sentido de construir uma criação visual intensa, divulgada numa tournée pelos 5 municípios.