MAÇÃO
No primeiro dia de visita ao território, a comitiva do FÔLEGO foi até Mação mergulhar na sua História. Descobrimos as belezas de Ortiga, local de eleição dos maçaenses e visitantes, a praia fluvial do Carvoeiro e o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, que guarda um espólio de quatro núcleos: história natural, etnografia, arte sacra e arqueologia, com destaque para a arte rupestre descoberta na região.
Localizada no sul do concelho de Mação, Ortiga encontra a sua fronteira na albufeira da Barragem de Belver. Um local de eleição dos maçaenses, a não perder para quem visita Mação.
Inserida numa mancha florestal, a praia fluvial do Carvoeiro é um local maravilhoso. Uma praia galardoada com bandeira azul, rodeada de verde.
O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo integra quatro núcleos: história natural (coleção de fósseis provenientes de formações do Pré-Câmbrico da região), etnografia, arte sacra e arqueologia, com destaque para os registos de arte rupestre descobertos na região.