29/12/2021
Dança

PROENÇA-A-NOVA

Post Image

FÔLEGO esteve a explorar o território de Proença-a-Nova no terceiro dia da sua visita. Foi confecionada a tradicional tigelada na aldeia do Xisto da Figueira, fez-se uma visita à Torre de Vigia da Serra das Talhadas, onde se consegue ter uma vista de 360º  sobre Proença-a-Nova e os concelhos vizinhos e ainda visitamos o Centro Ciência Viva da Floresta, encontrando aqui pontos comuns no estudo e partilha pela preservação do meio ambiente.

Em visita ao município de Proença-a-Nova, a comitiva FÔLEGO saiu à descoberta da aldeia do xisto da Figueira: um cenário inspirador e cheio de histórias. Por lá, deitámos as mãos à massa e aprendemos a fazer o doce típico de Proença: a tigelada. Feita com leite de cabra e mel, a tigelada é cozida nos tradicionais fornos de lenha.

A Serra das Talhadas faz a ligação do Alto Alentejo com a Beira Baixa. Projetada por Siza Vieira, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas permite descobrir a morfologia do concelho de uma perspetiva única. Ao percorrermos a serra, descobrimos a lenda da Buraca da Moura e vimos as obras de arte inseridas na natureza, como o Farol dos Ventos.

O Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova é um espaço interativo de divulgação científica que se dedica à Floresta. Um projeto fantástico e inspirador a não perder.